26/06/2014

Dicas para Bloggers


Hoje venho dar dicas para pessoas que querem ter um blog ou para quem já tem um blog e quer saber o que fazer e não fazer.

Digo já que estas dicas foram feitas por mim e que me pediram para o fazer. Caso não pedissem eu não fazia, porque não sou uma "expert" no assunto. As dicas foram feitas com base no que vejo e na minha experiência.

Se quiseres ler carrega no ler mais!


1. Escolhe a plataforma que melhor te adaptas: As mais utilizadas no mundo dos blogs são, blogspot (acredito que a grande maioria) e wordpress. Eu particularmente acho melhor o blogspot, por ser mais simples para os iniciantes, é tudo simples e fácil e encontras mais layouts/templates para essa plataforma. Podes optar pelo wordpress mas não é tão fácil de usar para iniciantes.

2. Nome do Blog: Acho que o grande dilema para quem quer criar um blog, é a escolha do nome, pois na maioria das vezes queres meter um nome mas já existe um blog com esse mesmo nome. A escolha do nome é bastante difícil (pelo menos pra mim foi), muitas colocam o próprio nome no blog, acho muito fixe e dessa maneira fica um nome bastante original, pode ser o teu próprio nome ou uma alcunha que tenhas desde criança. Já outras preferem um nome em inglês. O nome do blog deve ser um nome fácil de se lembrar e escrever, o que dificulta se o nome for em inglês, mas depende do nome. O nome deve ser pequeno.

3. Aparência do Blog: Assim como qualquer outro, o teu blog tem que ter boa aparência, um layout em que as leitoras se vão identificar e lembrar-se sempre. Tens duas opções, procurar por um layout/template free (grátis), que por sinal existem muitos que são lindos e também tem a opção de gastar um pouco mais de dinheiro e investir num layout próprio do blog, o bom do layout próprio é que ninguém vai encontrar outro blog com a mesma "cara" que o teu, já com o layout free não tens essa garantia. Podes também usar vários tutoriais que estão na internet, um dos melhores sites de tutoriais é este.

4. Assunto: Se queres criar um blog, tens que pensar num assunto para falar, pode ser um assunto específico que domines (maquiagem, moda, culinária, leitura, filmes, música, jogos, etc) ou podes fazer como muitas bloggers falas de assuntos variados, assim como eu faço no blog. Se fores falar sobre um assunto específico, tenta falar e mostrar o teu conhecimento o máximo possível e de formas diferentes (para não ficar "igual" aos outros blogs do mesmo assunto que o teu). Se falares de maquilhagem, vais mostrar maquilhagens diferentes às que as outras bloggers mostram. E não vais mostrar só o que é tendência nos Estados Unidos, ou França ou Itália. Procura outras culturas e escreve sobre elas.

5. Como divulgar:  Depois de teres um nome para o blog, assunto e layout, chegou a hora de divulgar. Esta parte cabe a cada um escolher a melhor maneira para divulgar, pode ser pelo facebook, twitter, e até através de outros blogs, mas cuidado para não se tornarem aquela pessoa chata que diz "Oi, seguindo, segue de volta?". NÃO vais conseguir seguidores e pessoas que visitem o teu blog com esse tipo de comentário, e sim um bloqueio no facebook, ou um seguidor a menos no seu twitter. Mete conversa com pessoas no facebook, faz novas amizades, e depois sim diz que tens um blog, que a pessoa talvez irá gostar, pede para ela visitar e dar a sua opinião. Se fores divulgar em blogs através de comentários, primeiro comenta sobre a postagem da pessoa, sobre o blog, dá a tua opinião num comentário construtivo e depois sim, comenta sobre o teu blog, convida a pessoa a visitar e deixa o link no fim.

6. Com ou sem identidade? Este é um assunto que penso que muita gente pensa muito. Eu acho que muitos têm vergonha de se expor(mostrar fotos, dizer a idade, como são, etc) mas querem ter um blog. Podes fazer um, não desesperes se não quiseres ser "identificado". Muitos bloggers(como eu) começam por ser anónimos(dizem só o nome por exemplo) e depois quando se sentem mais à vontade com o blog ou quando têm um certo número de seguidores é que mostram quem são.

7. Atualizar! Se queres ter um blog mete a preguiça de lado. Tens de atualizar o blog! Não adianta atualizar o blog se estiveres com a crise que todos os bloggers passam(a chamada falta de inspiração). Se estiveres com esta crise, não vale a pensa atualizares porque nada vai sair bem. Mas também não passes uma ou duas semanas sem atualizar. Se estiveres com falta de inspiração e estiveres uma semana sem atualizar, faz uma TAG. Todos gostam de uma boa TAG e é fantástico para quem não tem inspiração. Fica a dica!

8. Imagens: Mesmo que fales de assuntos com muito texto mete imagens. Ninguém gosta de um blog sem imagens, torna-se chato. Também não faças um post enorme.

9. Bom português e faz favor! Por favor não utilizes palavras abreviadas como "pra, pq(pk), c/, rs, e expressões que nós abreviamos nas mensagens. Se abreviares nas mensagens, não abrevies no blog. ninguém gosta de ler um blog cheio de "erros", se for falta de uma vírgula ou ponto as pessoas ainda desculpam mas se for uma palavra abreviada não.


Bom, essas são as dúvidas principais, e lembro que as dicas são baseadas na minha experiência e na minha opinião. Espero que sejam válidas pra todos vocês :)

6 comentários:

  1. Muito bem.
    E realmente é um tópico extremamente importante, visto que cada vez há mais pessoas a aderir aos blogs

    ResponderEliminar
  2. Anónimo Secreto27/06/14, 16:45

    A nível do tópico 8 disseste que não convinha fazer um post enorme, mas se vires bem um post só com imagens ou apenas com uma frase e muitas fotos não é assim um post muito bom acho que deves apostar em "posts" com um tamanho considerável mas claro não muito maçador mas que pelo menos seja maior do que uma frase ou apenas um post grande mas sem desenvolvimento e a nível do tópico 9 por vezes tu não escreves em "Bom Português" muitas vezes encontro erros de ortografia muito graves por isso se nos aconselhas a ter um "Bom Português" começa a dar o exemplo:(.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é que foi escrever! Sim, eu sei que o meu português não é dos melhores e estou a trabalhar nisso. E sim também tens razão a nível do tópico 8.

      Eliminar
  3. Adorei as dicas! Descobri o teu blog agora mesmo e adorei pelo que vi! Comecei recentemente com o meu blog (hoje). Será que podias passar por lá?
    Beijos açucarados
    P.S: o meu nome NÃO é Joana Ricardina

    ResponderEliminar
  4. Hey «3
    Sou a ''Joana Ricardina''. Perdi a passe e fiquei sem acesso por isso resolvi criar um blogue novo com o mesmo nome do atual.
    Desculpa pelo incomodo.
    Beijos Doces.

    ResponderEliminar

Owáa :3
Só quero dizer que:
-vejo e leio TODOS os comentários;
-respondo no meu blog;
-podes meter o link do teu blog no fim do comentário.